Seção IG - Instituto de Geociências

Zone d'identification

Cote

BR PAUFPA UFPA-IG

Titre

Instituto de Geociências

Date(s)

  • 1964 até o presente. (Création/Production)

Niveau de description

Seção

Étendue matérielle et support

Aproximadamente 0,14 metros lineares de documentos textuais, em suporte papel.

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

Nom du producteur

Notice biographique

Nom du producteur

Nom du producteur

Nom du producteur

Notice biographique

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

A história administrativa do Instituto de Geociências remonta ao surgimento do curso de Geologia, em 1963, pela Resolução Nº 10, de 18 de novembro, que aprovava, pelo Conselho Superior Universitário, os cursos de graduação que seriam ofertados para o ano seguinte, sendo então o curso de Geologia ofertado pela primeira vez.
Inicialmente, o curso foi vinculado ao Gabinete da Reitoria, onde permaneceu até o ano de 1970, quando foi criado, pela Resolução Nº 6, de 30 de dezembro de 1970, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o Centro de Ciências Exatas e Naturais, para onde o curso foi incorporado tornando-se o Departamento de Geologia.
Com o avanço dos estudos na área da Geologia, foi aprovado em 1973, pela Resolução Nº 162, de 27 de fevereiro de 1973, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Geofísica, com oferta de mestrado e doutorado, também vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais.
A necessidade de fortalecer institucionalmente a pós-graduação em geociências resultou, em 1975, na criação do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas (NCGG), que também alterou o nome do antigo curso de Pós-Graduação em Geofísica para Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, concedendo aos discentes, de acordo com as especialidades escolhidas no percurso acadêmico, o título de especialista, mestre ou doutor nas seguintes áreas: Geofísica ou Geoquímica. A partir de 1977 passou ainda a ser concedido títulos acadêmicos na área da Geologia. Contudo, somente em 1980 foi feita a aprovação do NCGG pelo MEC, estando oficialmente criado enquanto uma estrutura organizacional da UFPA, pela Resolução Nº 537, de 27 de novembro de 1980, do Conselho Superior Universitário.
Ainda em 1975, foi criado pela Resolução 325, de 22 de setembro de 1975, o curso de Meteorologia, também vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais, expandindo a área de Ciências da Terra, na UFPA.
Anos mais tarde, com a reforma administrativa realizada na UFPA, em 1985, houve a publicação da Resolução Nº 560, de 09 de dezembro de 1985, do Conselho Superior Universitário, que criou o Centro de Geociências, com o objetivo de congregar todos os cursos de graduação e pós-graduação relativos às Ciências da Terra.
As mudanças organizacionais impulsionaram, na década de 1990, a reestruturação da pós-graduação, que voltou a ter cursos independentes, como a Pós-Graduação em Geofísica; e a Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Em 1999, foi criado pela Resolução Nº 2.663 de 16 de setembro e 1999, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o Curso de Oceanografia aumentando para três o número de graduações do Centro de Geociências e expandindo as suas áreas de formação acadêmico-profissional.
Já no ano de 2002, foi criado o curso de graduação em Geofísica, a última criada antes da transformação do Centro de Geociências.
A última reforma organizacional realizada na UFPA, em 2007, transformou o Centro de Geociências em Instituto de Geociências, ao qual estão vinculadas as faculdades de geologia (FAGEO); geofísica (FAGEOF); meteorologia (FAMET); e oceanografia (FAOC). E os programas de pós-graduação em geologia e geoquímica (PPGG); geofísica (CPGf); ciências ambientais (PPGCA); recursos hídricos e desastres naturais (PPGRH); oceanografia (PPGOC); e o mestrado profissional em rede nacional para o ensino de ciências ambientais (PROFCIAMB)
Assim, são encontrados documentos referentes à trajetória histórica dos cursos de Ciências da Terra, como a criação dos cursos e unidades organizacionais, relatórios de atividades, publicações editoriais, concurso para seleção de docentes e documentos referentes à consulta eleitoral de diretores e representantes em colegiados.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

A avaliação dos documentos ocorreu de acordo com o os instrumentos de gestão de documentos aprovados pelo Arquivo Nacional, sendo eles: Portaria Nº 47, de 14 de fevereiro de 2020 - Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos relativo às atividades meio do Poder Executivo Federal. Portaria Nº 92, de 23 de setembro de 2011 - Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

Accroissements

Espera-se a incorporação de novos documentos de acordo com o tratamento arquivístico realizado no Arquivo Setorial do Instituto de Geociências. Não há um calendário pré-fixado.

Mode de classement

O arranjo da documentação foi criado de maneira a integrar a representação estrutural e funcional do instituto, expressas pela organização interna e pelo código de classificação de documentos relativos às atividades meio do poder executivo federal, e o código de classificação de documentos relativos às atividades fim das Instituições Federais de Ensino Superior.

Assim, os documentos estão organizados, em primeiro nível, da seguinte forma:

  • Direção Geral
  • Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação;
  • Faculdade de Geologia;
  • Faculdade de Meteorologia;
  • Programa de Pós-Graduação em Geofísica;

Em segundo nível, dentro de cada subseção, os documentos estão agrupados nas seguintes classes:

Atividades Meio
010 - Organização e Funcionamento;
020 - Gestão de Pessoal;
060 - Gestão da Documentação e da Informação

Atividades Fim
300 - Extensão

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Sem restrições de acesso.

Conditions de reproduction

Sem restrições.

Langue des documents

  • portugais brésilien

Écriture des documents

  • latin

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Bom estado de conservação.

Instruments de recherche

Em construção.

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Arquivo Central da UFPA

Existence et lieu de conservation des copies

Não há informações precisas acerca da existência de cópias.

Unités de description associées

Os documentos possuem relação com o Instituto de Ciências Naturais e Exatas, visto que o curso de geologia foi primeiramente vinculado ao antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais.

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Norma geral internacional de descrição arquivística - ISAD(G)
Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE

Statut

Final

Niveau de détail

Complet

Dates de production, de révision, de suppression

11/10/2023

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

  • latin

Note de l'archiviste

Descrição realizada por:
Cristian Mayko Carvalho da Costa - Arquivista.

Zone des entrées