Seção IG - Instituto de Geociências

Área de identificação

Código de referência

BR PAUFPA UFPA-IG

Título

Instituto de Geociências

Data(s)

  • 1964 até o presente. (Produção)

Nível de descrição

Seção

Dimensão e suporte

Aproximadamente 0,14 metros lineares de documentos textuais, em suporte papel.

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

Nome do produtor

Nome do produtor

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A história administrativa do Instituto de Geociências remonta ao surgimento do curso de Geologia, em 1963, pela Resolução Nº 10, de 18 de novembro, que aprovava, pelo Conselho Superior Universitário, os cursos de graduação que seriam ofertados para o ano seguinte, sendo então o curso de Geologia ofertado pela primeira vez.
Inicialmente, o curso foi vinculado ao Gabinete da Reitoria, onde permaneceu até o ano de 1970, quando foi criado, pela Resolução Nº 6, de 30 de dezembro de 1970, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o Centro de Ciências Exatas e Naturais, para onde o curso foi incorporado tornando-se o Departamento de Geologia.
Com o avanço dos estudos na área da Geologia, foi aprovado em 1973, pela Resolução Nº 162, de 27 de fevereiro de 1973, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Geofísica, com oferta de mestrado e doutorado, também vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais.
A necessidade de fortalecer institucionalmente a pós-graduação em geociências resultou, em 1975, na criação do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas (NCGG), que também alterou o nome do antigo curso de Pós-Graduação em Geofísica para Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, concedendo aos discentes, de acordo com as especialidades escolhidas no percurso acadêmico, o título de especialista, mestre ou doutor nas seguintes áreas: Geofísica ou Geoquímica. A partir de 1977 passou ainda a ser concedido títulos acadêmicos na área da Geologia. Contudo, somente em 1980 foi feita a aprovação do NCGG pelo MEC, estando oficialmente criado enquanto uma estrutura organizacional da UFPA, pela Resolução Nº 537, de 27 de novembro de 1980, do Conselho Superior Universitário.
Ainda em 1975, foi criado pela Resolução 325, de 22 de setembro de 1975, o curso de Meteorologia, também vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais, expandindo a área de Ciências da Terra, na UFPA.
Anos mais tarde, com a reforma administrativa realizada na UFPA, em 1985, houve a publicação da Resolução Nº 560, de 09 de dezembro de 1985, do Conselho Superior Universitário, que criou o Centro de Geociências, com o objetivo de congregar todos os cursos de graduação e pós-graduação relativos às Ciências da Terra.
As mudanças organizacionais impulsionaram, na década de 1990, a reestruturação da pós-graduação, que voltou a ter cursos independentes, como a Pós-Graduação em Geofísica; e a Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Em 1999, foi criado pela Resolução Nº 2.663 de 16 de setembro e 1999, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o Curso de Oceanografia aumentando para três o número de graduações do Centro de Geociências e expandindo as suas áreas de formação acadêmico-profissional.
Já no ano de 2002, foi criado o curso de graduação em Geofísica, a última criada antes da transformação do Centro de Geociências.
A última reforma organizacional realizada na UFPA, em 2007, transformou o Centro de Geociências em Instituto de Geociências, ao qual estão vinculadas as faculdades de geologia (FAGEO); geofísica (FAGEOF); meteorologia (FAMET); e oceanografia (FAOC). E os programas de pós-graduação em geologia e geoquímica (PPGG); geofísica (CPGf); ciências ambientais (PPGCA); recursos hídricos e desastres naturais (PPGRH); oceanografia (PPGOC); e o mestrado profissional em rede nacional para o ensino de ciências ambientais (PROFCIAMB)
Assim, são encontrados documentos referentes à trajetória histórica dos cursos de Ciências da Terra, como a criação dos cursos e unidades organizacionais, relatórios de atividades, publicações editoriais, concurso para seleção de docentes e documentos referentes à consulta eleitoral de diretores e representantes em colegiados.

Avaliação, seleção e eliminação

A avaliação dos documentos ocorreu de acordo com o os instrumentos de gestão de documentos aprovados pelo Arquivo Nacional, sendo eles: Portaria Nº 47, de 14 de fevereiro de 2020 - Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos relativo às atividades meio do Poder Executivo Federal. Portaria Nº 92, de 23 de setembro de 2011 - Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

Incorporações

Espera-se a incorporação de novos documentos de acordo com o tratamento arquivístico realizado no Arquivo Setorial do Instituto de Geociências. Não há um calendário pré-fixado.

Sistema de arranjo

O arranjo da documentação foi criado de maneira a integrar a representação estrutural e funcional do instituto, expressas pela organização interna e pelo código de classificação de documentos relativos às atividades meio do poder executivo federal, e o código de classificação de documentos relativos às atividades fim das Instituições Federais de Ensino Superior.

Assim, os documentos estão organizados, em primeiro nível, da seguinte forma:

  • Direção Geral
  • Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação;
  • Faculdade de Geologia;
  • Faculdade de Meteorologia;
  • Programa de Pós-Graduação em Geofísica;

Em segundo nível, dentro de cada subseção, os documentos estão agrupados nas seguintes classes:

Atividades Meio
010 - Organização e Funcionamento;
020 - Gestão de Pessoal;
060 - Gestão da Documentação e da Informação

Atividades Fim
300 - Extensão

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Sem restrições de acesso.

Condiçoes de reprodução

Sem restrições.

Idioma do material

  • português do Brasil

Sistema de escrita do material

  • latim

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Instrumentos de descrição

Em construção.

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Arquivo Central da UFPA

Existência e localização de cópias

Não há informações precisas acerca da existência de cópias.

Unidades de descrição relacionadas

Os documentos possuem relação com o Instituto de Ciências Naturais e Exatas, visto que o curso de geologia foi primeiramente vinculado ao antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais.

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Norma geral internacional de descrição arquivística - ISAD(G)
Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE

Estado atual

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

11/10/2023

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

  • latim

Nota do arquivista

Descrição realizada por:
Cristian Mayko Carvalho da Costa - Arquivista.

Área de ingresso