O primeiro regimento do PPLS foi aprovado pela **Resolução Nº 127, de 12 de outubro de 1972, sendo efetivamente criado junto com o NAEA, em 1973, para efetivar a implantação do Curso de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas pelo Programa Internacional de Treinamento de Projeto de Desenvolvimento em Áreas Amazônicas (FIPAM). A partir de então foram oferecidos os cursos de especialização em vários temas: Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento; Gestão Universitária; dentre outros.
O Curso de Pós Graduação em Geofísica foi criado pela Resolução Nº 162, de 27 de fevereiro de 1973, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, estando vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais.
No ano de 1975, passou a ser denominado como Curso de Ciências Geofísicas e Geológicas, conforme a Resolução Nº 247, de 16 de janeiro, do Conselho de Ensino e Pesquisa, passando a ser vinculado ao Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas. Assim, o curso concedia título de espacialização em Geofísica ou em Geoquímica, conforme os interesses dos discentes, devendo estes obedecerem a grade curricular definida para cada especialidade.
No ano de 1977, com a publicação da Resolução 464, de 28 de dezembro, o curso passou a titular também especialistas mestres e doutores em Geologia.
Com a criação do Centro de Geociências, em 1985, o curso passou a ser vinculado a esse novo centro.
Em 1999, houve uma nova alteração regimental do curso, com a Resolução Nº 2.558, de 27 de janeiro, que reestabeleceu a independência do Programa de Pós-graduação em Geofísica, sendo essa a sua denominação até o presente
Os documentos existentes nesse conjunto referem-se à divulgação e disseminação sobre autuação dos profissionais e pesquisadores da área da Geofísica bem como da sessão solene de inauguração das atividades do programa.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido foi criado pela Resolução Nº 388, de 3 de novembro de 1976 e, atualmente, oferta pós-graduação stricto sensu nos níveis de Mestrado e Doutorado, com regimento vigente aprovado pela. O Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES) foi implantado em 1977 e foi pioneiro dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de humanidades e ciências sociais aplicadas na Amazônia. O curso foi, desde o início, temático voltado à formação e à pesquisa sobre o planejamento do desenvolvimento. O Doutorado em Ciências – Desenvolvimento Socioambiental iniciou em 1994, absorvendo o debate crítico de ponta na época nos temas sobre desenvolvimento, planejamento e questões ambientais.
Cópia do Processo nº 016634/1990, que propõe a criação do Departamento Multidisciplinar de Assuntos e Estudos Amazônicos (DEMA), vinculado ao NAEA/UFPA.
Núcleo de Altos Estudos AmazônicosO documento apresenta o processo de institucionalização do antigo Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas, como a proposta apresentada pelos docentes da unidade, as deliberações feitas pela administração superior e o apoio da comunidade discentes.
Instituto de GeociênciasContempla documentos referentes à definição e alteração das políticas institucionais, à criação e modificação das estruturas organizacionais e aos registros que garantam a existência do órgão e entidade como pessoa jurídica e a sua atuação no meio público, privado, com o terceiro setor e com o cidadão, bem como aqueles referentes ao planejamento e acompanhamento das ações institucionais, da gestão ambiental e da comunicação social.
Instituto de GeociênciasIncluem-se documentos referentes aos estudos para a definição da estrutura e das atribuições do órgão e entidade e para as mudanças estratégicas (missão, finalidade e forma de atuação) e estruturais (hierarquia, distribuição formal de autoridade e responsabilidade, abertura ou encerramento de unidades administrativas), bem como aqueles resultantes da implantação de reformas administrativas ou de processos de modernização, com impacto no órgão e entidade, na forma de fusão, privatização, reestatização ou extinção.
Instituto de GeociênciasA história administrativa do Instituto de Geociências remonta ao surgimento do curso de Geologia, em 1963, pela Resolução Nº 10, de 18 de novembro, que aprovava, pelo Conselho Superior Universitário, os cursos de graduação que seriam ofertados para o ano seguinte, sendo então o curso de Geologia ofertado pela primeira vez.
Inicialmente, o curso foi vinculado ao Gabinete da Reitoria, onde permaneceu até o ano de 1970, quando foi criado, pela Resolução Nº 6, de 30 de dezembro de 1970, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o Centro de Ciências Exatas e Naturais, para onde o curso foi incorporado tornando-se o Departamento de Geologia.
Com o avanço dos estudos na área da Geologia, foi aprovado em 1973, pela Resolução Nº 162, de 27 de fevereiro de 1973, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Geofísica, com oferta de mestrado e doutorado, também vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais.
A necessidade de fortalecer institucionalmente a pós-graduação em geociências resultou, em 1975, na criação do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas (NCGG), que também alterou o nome do antigo curso de Pós-Graduação em Geofísica para Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, concedendo aos discentes, de acordo com as especialidades escolhidas no percurso acadêmico, o título de especialista, mestre ou doutor nas seguintes áreas: Geofísica ou Geoquímica. A partir de 1977 passou ainda a ser concedido títulos acadêmicos na área da Geologia. Contudo, somente em 1980 foi feita a aprovação do NCGG pelo MEC, estando oficialmente criado enquanto uma estrutura organizacional da UFPA, pela Resolução Nº 537, de 27 de novembro de 1980, do Conselho Superior Universitário.
Ainda em 1975, foi criado pela Resolução 325, de 22 de setembro de 1975, o curso de Meteorologia, também vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais, expandindo a área de Ciências da Terra, na UFPA.
Anos mais tarde, com a reforma administrativa realizada na UFPA, em 1985, houve a publicação da Resolução Nº 560, de 09 de dezembro de 1985, do Conselho Superior Universitário, que criou o Centro de Geociências, com o objetivo de congregar todos os cursos de graduação e pós-graduação relativos às Ciências da Terra.
As mudanças organizacionais impulsionaram, na década de 1990, a reestruturação da pós-graduação, que voltou a ter cursos independentes, como a Pós-Graduação em Geofísica; e a Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Em 1999, foi criado pela Resolução Nº 2.663 de 16 de setembro e 1999, do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, o Curso de Oceanografia aumentando para três o número de graduações do Centro de Geociências e expandindo as suas áreas de formação acadêmica e profissional.
Já no ano de 2002, foi criado o curso de graduação em Geofísica, a última criada antes da transformação do Centro de Geociências.
A última reforma organizacional realizada na UFPA, em 2007, transformou o Centro de Geociências em Instituto de Geociências, ao qual estão vinculadas as faculdades de geologia (FAGEO); geofísica (FAGEOF); meteorologia (FAMET); e oceanografia (FAOC). E os programas de pós-graduação em geologia e geoquímica (PPGG); geofísica (CPGf); ciências ambientais (PPGCA); recursos hídricos e desastres naturais (PPGRH); oceanografia (PPGOC); e o mestrado profissional em rede nacional para o ensino de ciências ambientais (PROFCIAMB)
Assim, são encontrados documentos referentes à trajetória histórica dos cursos de Ciências da Terra, como a criação dos cursos e unidades organizacionais, relatórios de atividades, publicações editoriais, concurso para seleção de docentes e documentos referentes à consulta eleitoral de diretores e representantes em colegiados.
Documentos referentes ao planejamento, ao acompanhamento e à avaliação das atividades do órgão e entidade.
Instituto de GeociênciasO Curso de Meteorologia foi criado por meio da Resolução Nº 325, de 22 de Setembro de 1975, do Conselho Superior Universitário, sendo vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Naturais uma vez que estava incorporado junto ao Departamento de Geologia.
No ano de 1983, foi publicada a Resolução nº 912, de 24 de janeiro de 1983, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabeleceu a desincorporação do departamento de Meteorologia e Geofísica do Departamento de Geologia, passando então a serem independentes, com corpo docente próprio.
Com a criação do Centro de Geociências, pela Resolução Nº 912, de 24 de janeiro de 1983, do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, com o objetivo de congregar os cursos referentes às Ciências das terras, o Departamento de Meteorologia foi desvinculado do Centro de Ciências Exatas e Naturais e passou a fazer parte do novo centro.
A partir de novembro de 2007, com a Resolução N. 632, de 26 de novembro, do Conselho Universitário, o Departamento de Meteorologia passou a ser denominado como Faculdade de meteorologia e assim se denomina até o presente.
Os documentos constantes no conjunto são relativos a relatórios das atividades realizadas pela subseção.